domingo, 24 de fevereiro de 2013

Humildade 03de05

“Venham a mim, todos que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30) 

Ao contrário dos fariseus, Jesus é “manso e humilde de coração” e oferece descanso às almas cansadas que se aproximam dEle para aprender. A humildade de Jesus era evidente em sua perfeita obediência à autoridade e vontade do Pai. Cristo “aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu” (Hb 05.08) e sempre buscou a glória do Pai, e não a Sua

Jesus resumiu sua declaração de propósito da seguinte maneira: “ ... o filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lc 19.10). “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10.45). Uma coisa é alguém dizer que é servo, outra é ser tratado como tal. Jesus Cristo, o homem mais poderoso a andar na face da terra, foi também o mais humilde que aqui viveu. Sua filosofia de trabalho nunca foi promover a Si mesmo, mas agradar ao Pai por meio do amor e do serviço prestado aos outros. 

A encarnação de Jesus foi, em si mesma, um ato tremendo de humildade, e mais ainda podemos dizer de sua morte na cruz. Em Filipenses 02.05-11 temos um vislumbre de como a humilhação de Cristo precedeu sua exaltação: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se de si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o Nome que está acima de todo nome, para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai”

Por saber quem era, Jesus estava seguro de Si para servir aos outros: “Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos Seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em Sua cintura” (Jo 13.03-05)

Pensando em você, responda à seguinte pergunta: 
- De que maneira a compreensão que você tem de sua identidade se relaciona com a questão da humildade em sua vida? 

Em Cristo
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário