segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Livro 33 - Miquéias

Autor:  Miquéias.
Época: Cerca de 740 a 710 a.C.
Local:  Judá e Israel.

Miquéias, um dos grandes profetas do oitavo século antes de Cristo, viveu no tempo de Isaías. Natural de uma pequena cidade de Judá, o Reino do Sul, ele viu que Judá corria o perigo de sofrer o mesmo castigo que Israel, o Reino do Norte, havia sofrido. Miquéias fala contra os pecados do povo de Judá e de Israel. Mas ele também fala da bondade de Deus: o Deus que castiga o seu povo é o Deus que perdoa. 

Dois problemas permeavam os reinos de Israel e Judá: exploração e injustiça. A corrupção política, a ganância e a arrogância eram comuns entre os lideres religiosos, e havia falsos profetas mais interessados no lucro pessoal que na religiosidade. Como defensor dos pobres e oprimidos, Miquéias proclamou uma mensagem que tem relevância especial para a sociedade de hoje.

Algumas das passagens notáveis deste livro são: o domínio universal da justiça do Senhor (04.01-04), o futuro rei que ia nascer em Belém e que traria paz ao povo de Deus (05.02-04) e a definição clara e resumida daquilo que Deus exige do seu povo: "O que Ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus" (06.08).

Esboço:
O julgamento de Israel e de Judá - caps. 01-03
Salvação e paz - caps. 04-05
Mensagens de condenação e de esperança - caps. 06-07

Personagens a destacar:

Miquéias – Profeta simples do interior, anunciou corajosamente a reprovação divina aos líderes ricos e ímpios de Judá. Advogando a causa dos pobres e oprimidos, transmitiu a mensagem de justiça e de misericórdia com profunda honestidade, pois se importava com o povo de Deus e nutria por eles enorme compaixão.

Jotão – Rei de Judá, era temente a Deus. Embora tenha conquistado o respeito de outras nações e até derrotado os amonitas, nunca foi bem-sucedido em motivar o povo a seguir seu exemplo de obediência.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário