sábado, 2 de julho de 2011

Personagens Bíblicos: 026 - Davi


DAVI

A humildade pode ser medida pela maneira em que a pessoa lida com a perda. O humilde não dá desculpas. Não aponta o dedo. Reconhece que o esforço, por maior que seja, às vezes não é suficiente. Em outras situações, a humildade é medida de acordo com a maneira pela qual a pessoa administra vitórias reais ou em potencial. O humilde reconhece que Deus é a fonte suprema de vitória. Em vez de esmagar ou tripudiar sobre o oponente, trata o rival com respeito.

Se alguma vez alguém teve justificativa para derrotar e tripudiar sobre o inimigo, esse foi Davi. Ele havia experimentado uma perda terrível ao ser expulso do palácio de Saul e afastado de seu querido amigo Jônatas. Agora, entre “leões ávidos” (SL 57.04), o rei Saul e seus homens perseguiram Davi e seu bando pelo interior do país. Os únicos “crimes” de Davi eram sua devoção a Deus e a derrota imposta a Golias. O problema de Saul eram os ciúmes, que não lhe permitiam enxergar o amor e a lealdade de Davi a Deus e ao próprio Saul.

Enquanto estava escondido em uma caverna escura, Davi deparou-se com o inesperado. Os 3 mil homens de Saul ficaram esperando do lado de fora enquanto Saul entrava na caverna para fazer suas necessidades. Os soldados de Davi exultaram, achando que Deus havia entregado o rei nas mãos de Davi e insistiram para que matasse Saul imediatamente. Em vez de tirar a vida de Saul, no entanto, Davi colocou-se à entrada da gruta e anunciou a Saul: “Alguns insistiram que eu o matasse, mas eu o poupei, pois disse: Não erguerei a mão contra meu senhor, pois ele é o ungido do Senhor” (1SM 24.10).

Os grandes líderes são humildes. E líderes humildes tratam com respeito até os inimigos.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário