sexta-feira, 15 de julho de 2011

Personagens Bíblicos: 027 - Abigail


ABIGAIL

A fascinante história do esforço de uma mulher para salvar a própria casa prova como um pouco de bom senso combinado com uma boa dose de coragem pode esfriar as cabeças mais quentes. Quando ouviu que Nabal, cujo nome apropriadamente significa “tolo”, havia se recusado a fornecer provimentos aos seus homens, Davi perdeu o controle. Reuniu quatrocentos deles e partiu para destruir todos os homens da casa de Nabal.

Foi nesse momento que Abigail apareceu e evitou um banho de sangue. Seu presente generoso interrompeu Davi no caminho da luta, e suas sábias palavras (1SM 25.24-31) mudaram a intenção do futuro rei. Com base nos conceitos de hoje, poderíamos perguntar: “O que levou uma mulher tão inteligente, sábia e bonita a casar-se com um homem tão estúpido?”. Acontece que Nabal tinha dinheiro, e os pais de Abigail com certeza arranjaram o casamento. Embora estivesse presa a uma situação desagradável, ela não permitiu que os costumes da época ou o marido opressor a impedissem de fazer o que ela sabia ser o correto. E, no final da história, a sábia e corajosa mulher foi recompensada (v. 36-39).

A história de Abigail ensina-nos que o sábio pode ter iniciativa, mesmo que não esteja em posição oficial de liderança. Por não ter em jogo uma parcela tão grande de ego, como Davi e Nabal, Abigail conseguiu evitar o confronto entre os dois líderes, cujo resultado seria desastroso para ambos.

A liderança muitas vezes está mais associada à sabedoria da pessoa que ao poder da posição. Aprendemos com Abigail o valor de manter a postura e analisar o quadro geral para depois executar o plano e convencer alguém – à vezes mais poderoso – a seguir um caminho mais sábio que o sugerido pela cólera.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário