segunda-feira, 4 de abril de 2011

Personagens Bíblicos: 020 - Noemi


NOEMI

A mulher sem marido, fosse em Moabe, fosse em Israel, era uma criatura infeliz e vulnerável. Noemi era uma mulher assim. Depois de três funerais que lhe partiram o coração, viu-se também sem um homem para protegê-la dos desastres da viuvez. Mesmo com a perspectiva de uma vida miserável em sua cidade natal, Belém, decidiu que ir para casa seria melhor que ficar em Moabe.

Assim, ela deixou Moabe e voltou para casa. Suas duas noras viúvas seguiram-na, mas Noemi recomendou que voltassem, explicando as implicações de ser uma mulher solitária e idosa em Belém. Ambas eram jovens e podiam recomeçar a vida. Seria tolice atrelar-se à velha sogra. Orfa atendeu ao conselho de Noemi e voltou, mas Rute não. Leia Rt 01.19-21, lembrando que Noemi significa “prazerosa” e que Mara significa “amarga”.

Observe duas coisas nessa história. Em primeiro lugar, Noemi era realista. Deus permitiu uma fase dolorosa em sua vida e, a não ser que aceitasse a situação tal como era, ela não seria capaz de lidar de forma inteligente com as circunstâncias. Em segundo lugar, embora reconhecesse que vivia um período de amargura, Noemi não era amarga, como fica evidente pela reação de Rute. Depois de uma discussão franca acerca da realidade, Rute ainda quis ficar com Noemi, sujeitando-se a viver em uma cultura estrangeira para poder estar com a sogra. Noemi recebera alguns golpes duros, mas ela mesma não endurecera.

Nos versículos 16 e 17, Rute expressa sua lealdade a Noemi. Ninguém assume tal compromisso com uma velha rabugenta e vingativa. A reação de Rute reflete a reação de Noemi àquela dolorosa situação.

Uma última observação: Deus havia levado o marido de Noemi e seus dois filhos. A esperança de uma vida agradável se desfez. Tudo que conhecia sobre o Deus de Israel Rute aprendeu observando o comportamento de Noemi com relação a Ele após a morte do marido e dos filhos. E isso foi suficiente para Rute reconhecer que o Deus de Noemi poderia ser seu Deus também (v. 16). Fantástico! A reação de Noemi à tragédia despertou na jovem gentia o desejo de conhecer a Deus.

Por favor, leia o restante dessa história, que termina com Noemi segurando o bebê de Rute no colo! Deus estava reunindo as personagens e combinando as linhagens da quais nasceria Seu Filho, e a fiel Noemi era importante para o plano dEle. Graças ao comportamento de Noemi, o nome de Rute aparece na genealogia de Jesus.

Quando a vida se tornou amarga, Noemi teve de escolher entre também se tornar amarga e confiar em Deus. Ela fez a escolha certa, e sua atitude atraiu outras pessoas a Deus.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário