quarta-feira, 20 de abril de 2011

Livro 22 - Cântico dos Cânticos


Autor:   Provavelmente Salomão.
Época:  Por volta de 960 a.C.
Local:   Israel: o palácio em Jerusalém e o interior do país, ao norte.

Cântico dos Cânticos é uma coleção de poemas de amor, a maior parte em forma de canções, próprias para festas de casamento (Jeremias 33.11). Em algumas traduções, o livro é chamado de "O Cântico de Salomão".

Estas canções de amor têm sido muitas vezes interpretadas pelos judeus um retrato de Deus como esposo do Seu povo (Oséias 02.16-20). Alguns cristãos entendem que se trata de uma figura do relacionamento entre Cristo e a Igreja (Apocalipse 21.02, 09). Na opinião de outros, este livro ensina a dignidade e a beleza do amor humano.

Entre os 1005 cânticos que Salomão escreveu (v. 1Rs 04.32), este belo tributo ao amor que floresce entre um homem e uma mulher destaca-se como o “Cântico dos Cânticos”. É uma obra literária caracterizada pelo simbolismo oriental, por metáforas de diferentes níveis e por imagens ricas que declaram as maravilhas e a glória do amor romântico entre um homem e uma mulher.

Cântico dos Cânticos foi incluído entre os livros sagrados da Bíblia porque trata da pureza e da santidade do casamento, que foi instituído por Deus. O povo tende a considerar a infidelidade como coisa sem importância, mas o verdadeiro amor permanece fiel, apesar de todas as dificuldades e tentações.

Esboço:
Primeira canção - 01.01-02.07
Segunda canção - 02.08-03.05
Terceira canção - 03.06-05.01
Quarta canção - 05.02-06.03
Quinta canção - 06.04-08.04
Sexta canção - 08.05-14

Personagens a destacar:

O Marido – (Ou Amado) de bom grado expressa seus sentimentos pela sua amada. Sem medo da intimidade, alimenta o relacionamento romântico com a mulher, fazendo dela a prioridade de sua vida.

A Mulher – (Ou Amada) deixa seu lar para casar-se com seu amado e assumir compromisso com ele. Revelando detalhes de sua intimidade, compartilha seus sentimentos e elogia a beleza que vê no marido. Embora aconteça uma separação, a comunicação cuidadosa entre eles e a prioridade do relacionamento os ajudam a reacender o romance.

Os Amigos – São pessoas preocupadas em resolver problemas. Quando o casamento dá sinais de tensão, celebram o relacionamento entre marido e mulher, lembrando-os dos aspectos positivos do casamento e encorajando-os a renovar seu relacionamento de amor.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário