segunda-feira, 4 de abril de 2011

Livro 19 - Salmos


Autor:   Davi (73 salmos), Asafe (12), filhos de Corá (10),  
              Salomão (2), Moisés (1), Etã (1), anônimos (50).
Época:  Cerca de 1410 - 430 a.C.
Local:   Israel.

A força, a beleza e a descrição de todo o espectro das emoções humanas fazem de Salmos um dos livros mais relevantes e reconfortantes da Bíblia a todas as gerações de crentes. Cada salmo traz ensinamentos acerca do caráter e dos caminhos de Deus e indica a melhor atitude que deve ser tomada nas diversas circunstâncias com as quais nos deparamos na vida.

Salmos é o livro de hinos e de orações da Bíblia. Os salmos foram escritos por diferentes autores, durante um período de mais ou menos oitocentos anos, e foram usados pelo povo de Israel nas suas reuniões de adoração a Deus.

Há vários tipos de salmos: hinos de louvor a Deus; pedindo ajuda, proteção e salvação; pedidos de perdão; canções de agradecimento pelas bênçãos de Deus; orações em favor do rei; canções para ensinar as pessoas a praticarem o bem; súplicas para que Deus castigue os inimigos; e outros.

As orações são pessoais e nacionais: algumas mostram os sentimentos íntimos de uma pessoa, enquanto outras representam as necessidades e os sentimentos de todo o povo de Deus.

A forma geralmente usada na poesia dos salmos se chama paralelismo que é a repetição de uma idéia, com outras palavras, na linha ou nas linhas seguintes. O paralelismo, nas suas várias formas, e a riqueza de comparações dão graça e beleza à poesia hebraica.

Jesus cantou salmos e os citou várias vezes. Eles foram citados mais de cem pelos escritores do Novo Testamento. Através dos séculos os salmos têm sido uma fonte de inspiração e devoção nas reuniões da Igreja Cristã e no seu trabalho missionário.

Esboço:
Os salmos estão agrupados em cinco livros, assim:
Primeiro Livro - Salmos 1-41
Segundo Livro - Salmos 42-72
Terceiro Livro - Salmos 73-89
Quarto Livro - Salmos 90-106
Quinto Livro - Salmos 107-150

Personagens a destacar:

Davi – Os cânticos de louvor de Davi e suas orações por libertação enchem os salmos, proporcionando-nos uma compreensão maior da espiritualidade e um entendimento melhor do caráter de Deus.

Asafe – Era um respeitado líder dos levitas, escolhido anteriormente pelos seus pares para dirigir louvor enquanto Davi trazia a arca para Jerusalém.

Os Coraítas – Eram descendentes de Corá, levita que encabeçou uma revolta contra Moisés no deserto. Seus descendentes piedosos foram designados como cantores, compositores e músicos quando Davi transportou a arca para Jerusalém.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário