terça-feira, 22 de março de 2011

Personagens Bíblicos: 015 - Josué


JOSUÉ

Josué tornou-se líder de Israel em um dos períodos mais difíceis da história da nação. Poucos dias após sua nomeação, conduziu o povo para dentro do território hostil que teriam de conquistar, dividir e dominar. Era uma tarefa assustadora, mas Josué foi bem-sucedido, por algumas razões muito importantes. Um breve exame dessas razões será útil para cada um de nós, mas o resumo abaixo não deve substituir o estudo detalhado de cada texto.

Êxodo 33.07-11 – Fome pela presença de Deus.
Josué sempre acompanhava Moisés à Tenda do Encontro, onde Deus falava com Moisés face a face. Depois de ouvir o que Deus tinha a dizer, Moisés saía para falar ao povo. Mas quando chegou a sua vez de comparecer à Tenda do Encontro, Josué não quis retirar-se, demonstrando profunda paixão pela presença de Deus. Esse relacionamento intimo com Deus lhe foi muito útil nos momentos difíceis que enfrentou como líder.

Números 13.26-14.09 – Compromisso de obedecer a Deus.
Dos doze espiões que observaram a terra como parte dos preparativos para a invasão de Canaã, somente Josué e Calebe tentaram convencer o povo a obedecer à ordem de seguir adiante. Embora os doze tivessem visto os mesmos obstáculos, dez deles concluíram que o povo deveria voltar. A reação de Josué e Calebe (Js 14.05-09) nos faz entender porque Josué foi bem-sucedido como líder de Israel quando escolhido quarenta anos mais tarde para a função.

Números 27.12-23; Josué 01.01-09 – A comissão de Josué.
Deus (e Moisés) realizaram duas coisas importantes nesse processo: estabeleceram a posição de liderança de Josué sobre a nação e a legitimaram. Deus não deixou dúvidas acerca de quem estava no controle quando Moisés partiu. Mas igualmente importante para o sucesso de Josué no curto prazo – e muito mais no longo prazo – foi a fórmula para o bom êxito dele na liderança: conhecimento da Palavra e obediência à instrução de Deus (Js 01.01-08). Sua autoridade, tanto a posicional quanto a pessoal, estava baseada em uma vida impecável. A integridade e o carater de Josué eram essenciais à sua eficiência como líder.

Êxodo 24.13; 33.11; Números 11.28; Josué 01.01: Moisés, o mentor.
Nos quatro textos, Josué é o “auxiliar” de Moisés, e esse foi um fator importante no sucesso de Josué como líder. Como muitos lideres de grandes organizações, Moisés investiu anos de treinamento em seu sucessor. Israel teve um grande líder na pessoa de Josué porque Moisés teve o discernimento de prepará-lo como substituto.

Josué 04.14: “Naquele dia o Senhor exaltou Josué à vista de todo o Israel; e eles o respeitaram enquanto viveu, como tinham respeitado Moisés”. Josué era um líder forte porque era um líder temente a Deus. Josué era um líder temente a Deus porque era um homem temente a Deus.

Em Cristo,
Itamar Carrijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário