segunda-feira, 21 de março de 2011

Personagens Bíblicos: 013 - Jetro


JETRO

Moisés foi um dos maiores lideres da história, mas nem ele foi capaz de resolver todos os problemas. Felizmente, mostrou sabedoria e humildade ao permitir que outros o ajudassem com orientações e conselhos. E Jetro, seu sogro, talvez um dos primeiros especialistas em design organizacional, ajudou-o tremendamente.

Jetro observou o estilo de gerenciamento de Moisés e concluiu que a longa fila e o suor na testa do genro indicavam grave falha organizacional. O povo estava exausto pela longa espera, e a pressão interminável de resolver cada disputa drenava a energia de Moisés.

A idéia de Jetro revelava aguda percepção sobre como estruturar uma organização para maximizar seus recursos. Como primeira providência, aconselhou Moisés a instruir os israelitas quanto ao comportamento que Deus esperava deles. Essa orientação, sem dúvida os capacitaria a descobrir a vontade de Deus com relação a muitas daquelas disputas.

Em seguida, insistiu em que Moisés delegasse parte do trabalho a homens que serviriam como juízes “de mil, de cem, de cinqüenta e de dez” (Ex 18.21). Embora ainda fosse o responsável pelas questões mais difíceis, Moisés não se envolveria nos casos mais simples. Com isso, Jetro levou Moisés a explorar melhor seus pontos fortes e a permitir que homens qualificados e capazes também desenvolvessem suas habilidades nessa área. Encontrar e designar as pessoas certas para aqueles cargos exigiria tempo e recursos, mas o resultado seria um grande lucro – para Moisés e para o povo todo. Moisés aceitou o conselho desse sábio e agiu rapidamente (v. 24-26).

Jetro, o primeiro consultor organizacional da Bíblia, ainda tem algo a nos dizer hoje. Todo líder precisa desenvolver um sistema organizacional que maximize o potencial dos indivíduos, distribua a carga de trabalho e satisfaça da melhor maneira as responsabilidades de seus membros.

Em Cristo,
Itamar Carrijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário