domingo, 20 de março de 2011

Personagens Bíblicos: 012 - Arão


ARÃO

Arão foi comissionado para uma posição intermediária de administração, mas serviu Israel de forma nobre e admirável. Deus disse a Moisés: “Dou-lhe a minha autoridade perante o faraó, e seu irmão Arão será seu porta-voz. Você falará tudo o que Eu lhe ordenar, e o seu irmão Arão dirá ao faraó que deixe os israelitas saírem do pais” (Ex 07.01,02). Arão era também o mensageiro de Moisés a Israel (Ex 04.28-30) e, embora ocupasse um cargo de segundo escalão, tinha de ser um líder seguro e confiante em si mesmo. Liderar de uma posição intermediária é difícil – e às vezes penoso para o ego.

Na condição de sumo sacerdote, Arão exercia muitas funções primárias de liderança e agia como um dos lideres principais do povo de Israel. Mas as instruções de Deus relativas ao seu oficio chegavam a ele por meio de Moisés. Arão sempre reconheceu Moisés como o grande líder de Israel e respeitava esse relacionamento.

Arão só fracassou quando Moisés o colocou em uma função que excedia sua capacidade (Ex 32). Mas se recuperou do fracasso e continuou como conselheiro e líder espiritual de Israel. Arão saiu-se melhor como líder. Fez sua maior contribuição e experimentou as bênçãos de Deus em sua plenitude agindo nos limites de sua capacidade.

A história de Arão mostra que as organizações precisam de líderes fortes em todos os níveis. Arão foi fiel a Deus e leal a Moisés. Ele sempre estava do lado do irmão quando o povo se opunha a este (situação recorrente durante o ministério de Moisés). Arão, o segundo homem de Deus, cobria os pontos fracos de Moisés e ressaltava-lhe os pontos fortes. Ele realizou um trabalho excepcional na importante e árdua tarefa de liderar Israel.

Em Cristo,
Itamar Carrijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário