segunda-feira, 28 de março de 2011

Livro 15 - Esdras


Autor:  Provavelmente Esdras, o sacerdote.
Época: Esdras 01-06: 539 - 516 a.C.
          Esdras 07-10: 458 a.C.
Local:  Da Pérsia a Jerusalém.

O livro de Esdras é continuação do Segundo Livro das Crônicas. Ele descreve a volta de alguns dos israelitas que estavam prisioneiros na Babilônia, a vida deles em Jerusalém e a adoração no Templo. Esses acontecimentos são apresentados na seguinte ordem:

1) O primeiro grupo de israelitas volta da Babilônia, por ordem de Ciro, rei Pérsia.
2) O Templo é reconstruído e inaugurado, e o Deus Eterno é adorado de novo Jerusalém.
3) Anos depois, outro grupo volta para Jerusalém, dirigido por Esdras. Este ajuda o povo a reorganizar a sua vida religiosa e social a fim de que as tradições espirituais de Israel sejam conservadas.

Esdras ensina que, embora às vezes pareça distante, Deus age para cumprir Seus propósitos para com Seu povo no melhor momento e da melhor maneira.

Esboço:
O primeiro grupo volta da Babilônia - caps. 01-02
O Templo é reconstruído e inaugurado - caps. 03-06
Esdras volta com outro grupo - caps. 07-10

Personagens a destacar:

Ciro – Foi o primeiro rei persa a conquistar a Babilônia. Ele revogou muitas das prática tiranas de seus predecessores e libertou muitos cativos da Babilônia (inclusive os judeus). Com essa liderança misericordiosa, cimentou os fragmentos de muitas nações conquistadas, unindo-as em um grande império.

Zorobabel – Descendente de Davi, conduziu os judeus exilados de volta a Jerusalém par reconstruir o Templo. Embora quase sucumbisse ao desânimo quando o projeto emperrou, reencontrou suas forças em Deus e com sabedoria motivou os judeus a concluir a tarefa.

Esdras – Conduziu o segundo grupo de judeus exilados da Babilônia para Jerusalém. Era um homem comprometido com o aprendizado e a prática da Palavra de Deus e influenciou a espiritualidade do povo. Liderou o último avivamento espiritual registrado no Antigo Testamento.

Dario – Outro rei persa, tornou-se ferramenta de Deus para levar a cabo a restauração do Templo.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário