quarta-feira, 23 de março de 2011

Livro 13 - 1Crônicas


Autor:  Provavelmente Esdras, o sacerdote.
Época: Por volta de 4000 - 971 a.C.
Local:  Israel.

O livro acrescenta aos principais eventos da vida de Davi – a vitória contra Golias, os anos de luta contra Saul, o reinado inicial em Hebrom, seu filho com Bete-Seba e a rebelião de Absalão – detalhes sobre a recuperação da Arca da Aliança, a construção do Templo e a adoração em Israel. O livro destaca também a graça e o perdão divinos, que minimizaram as deficiências de Davi e realçaram sua dedicação ao Senhor.

Os livros de I e II Crônicas contam novamente os acontecimentos já registrados nos livros de Samuel e Reis, mas de um ponto de vista diferente. A história dos reis israelitas, como aparece nos livros das Crônicas, tem dois propósitos principais:

1. Mostrar que, embora tivessem caído desgraças sobre os reinos de Israel e de Judá, Deus mantinha as promessas que havia feito à nação e continuava a realizar o Seu plano para o Seu povo através das pessoas que moravam em Judá. Como base para esta afirmação, o escritor conta as conquistas de Davi e Salomão, as reformas de Josafá, Ezequias e Josias e fala do povo que continuou fiel a Deus.

2. Descrever o início da adoração a Deus no Templo de Jerusalém e a organização do trabalho dos sacerdotes e dos levitas, que eram os encarregados do culto. Davi é apresentado como aquele que planejou o Templo e o culto embora tivesse sido Salomão quem veio a construir o Templo.

Esboço:
Genealogias e listas - caps. 01-09
A morte de Saul - cap. 10
O reinado de Davi - caps. 11-29
   a. Problemas e conquistas - 11.01-22.01
   b. Preparativos para a construção do Templo - 22.02-29.30

Personagens a destacar:

Jabez – O nome Jabez aparece na genealogia de 1Crônicas e tem semelhança com a palavra hebraica para “dor” ou “sofrimento”. Ele tornou-se líder de sua família em virtude de sua integridade e dependência para com Deus. Embora tenha nascido em meio a muito sofrimento de sua mãe, Jabez foi recompensado com bênçãos (04.09,10).

Amnom – Era o filho mais velho de Davi (03.01). Embora fosse o primeiro da lista para suceder ao pai no trono, jamais se tornou líder em Israel por sua absoluta falta de autodisciplina. Motivado por conselhos tolos e instigado pela lascívia, violentou sua meia-irmã e foi assassinado por Absalão, o vingativo irmão de Tamar.

Em Cristo,
Itamar Carrijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário