segunda-feira, 21 de março de 2011

Livro 11 – 1Reis


Autor:  Desconhecido. Provavelmente Jeremias.
Época: 970 - 852 a.C.
Local:  Israel e Judá.

A história dos reis israelitas começa nos livros de Samuel e continua no Primeiro Livro dos Reis. Este livro pode ser dividido em três partes:

1) O começo do reinado de Salomão em Israel e em Judá e a morte do seu pai Davi.
2) O reinado e as realizações de Salomão, especialmente a construção do Templo em Jerusalém.
3) A divisão da nação em dois reinos, o do Norte e o do Sul, e a história dos reis que os governaram até a metade do século nove antes de Cristo.

O rei Salomão teve à sua disposição mais recursos intelectuais e materiais que qualquer outro personagem da história e, no entanto, eles foram insuficientes. Quando se afastou de Deus, descobriu que não conseguia encontrar satisfação em nada.

Nos dois livros dos Reis cada rei é julgado de acordo com a sua fidelidade a Deus: o progresso da nação depende da fidelidade do seu rei, ao passo que a idolatria e a desobediência levam à desgraça. Os reis do Reino do Norte falharam todos nessa prova, enquanto que em Judá alguns reis falharam, e outros não.

No Primeiro Livro dos Reis aparecem os profetas de Deus, homens corajosos que falavam em nome dEle e que diziam ao povo que não adorasse ídolos nem desobedecesse a Deus. Especialmente notáveis são Elias, que se posicionou contra a idolatria em Israel, e a história da sua discussão com os profetas de Baal (capítulo 18).

Esboço:
O fim do reinado de Davi - 01.01-02.12
Salomão torna-se rei - 02.13-46
O reinado de Salomão - caps. 03-11
   a. Os primeiros anos - caps. 03-04
   b. A construção do Templo - caps. 05-08
   c. Os últimos anos - caps. 09-11
Os dois reinos - caps. 12-22
   a. A revolta das tribos do Norte - 12.01-14.20
   b. Os reis de Judá e de Israel - 14.21-16.34
   c. O profeta Elias - caps. 17-19
   d. O rei Acabe - 20.01-22.40
   e. Josafá e Acazias - 22.41-53

Personagens a destacar:

Salomão – Foi o homem mais sábio que já existiu. Autor de Eclesiastes e de muitos provérbios, compartilha conosco sua sabedoria na Bíblia. Mas, apesar da sabedoria recebida de Deus, as escolhas infelizes e a falta de obediência ao Senhor enfraqueceram sua liderança em Israel.

Elias – Profeta de Deus e líder de Israel, mostrou firmeza de caráter e de visão. Embora tenha sucumbido ao esgotamento e ao medo quando ameaçado de morte, a presença confortadora do Senhor encorajou-o a retomar sua posição de porta-voz de Deus ao povo de Israel.

Acabe – Foi o rei mais ímpio e perverso de Israel. Apesar de ter sido um brilhante estrategista militar, sua liderança foi marcada por egoísmo, inveja e manipulação. Cercou-se de maus conselheiros e de uma rainha malvada, e com isso todo o povo de Israel sofreu as conseqüências de sua desobediência e idolatria.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário