sábado, 19 de março de 2011

Livro 09 - 1Samuel


Autor:   Desconhecido. Samuel talvez tenha escrito a primeira parte. 
Época:  Cerca de 1105 - 1011 a.C.
Local:   Canaã.

O Primeiro Livro de Samuel registra a passagem do período dos juízes para o dos reis. Esta mudança na vida nacional de Israel gira principalmente em torno de três nomes: Samuel, Saul e Davi. Samuel foi o último dos juízes. Saul foi o primeiro rei de Israel, e Davi, o segundo.

Da leitura deste livro, bem como da dos outros livros históricos do Antigo Testamento aprendemos que a fé em Deus traz bênçãos enquanto que a desobediência leva à desgraça. Esta verdade foi dita pelo próprio Deus ao sacerdote Eli: "Respeitarei os que me respeitam, mas desprezarei os que me desprezam" (1Samuel 02.30).

A tragédia de Saul e a ascensão de Davi revelam que tipo de pessoa Deus prefere usar. Percebe-se nitidamente no livro a diferença entre representar diante do povo e realmente seguir a Deus com seriedade, bem como também as conseqüências de cada uma dessas maneiras de agir.

No princípio, o povo de Israel não entendeu bem o que queria dizer ter um Deus que era o verdadeiro rei de Israel, mas, em resposta ao pedido do povo, Ele escolheu um rei para eles. Tanto o rei como o povo viviam debaixo da autoridade e do julgamento de Deus (02.07-10). Os direitos de todo o povo, ricos e pobres, eram garantidos pelas leis de Deus.

Deus é soberano e está sempre agindo “nos bastidores”. O livro de 1Samuel, talvez mais que qualquer outro da Bíblia, ensina que precisamos seguir a Deus com humildade.

Esboço:
Samuel como juiz de Israel - caps. 01-07
Saul se torna rei - caps. 08-10
Os primeiros anos do reinado de Saul - caps. 11-15
Davi e Saul - caps. 16-30
A morte de Saul e dos seus filhos - cap. 31

Personagens a destacar:

Eli – Tinha um ponto fraco fatal. Embora tenha criado o filho de Ana, Samuel, para seguir a Deus, negligenciou a disciplina dos próprios filhos – até ser tarde demais. A liderança reacionária e retrógrada de Eli gerou um dos períodos mais sombrios da história de Israel.

Samuel – Homem íntegro, corajoso e sábio, liderou Israel da época dos juízes até o início do período dos reis. Samuel ungiu os primeiros reis de Israel, Saul e Davi, advertindo os israelitas dos perigos de preferir um rei humano à liderança de Deus.

Saul – Ilustra muitos dos perigos que cercam a liderança. Sua espiral de fracassos é o exemplo clássico de quem deixa de liderar e passa a usar o poder para servir a interesses próprios.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário