quarta-feira, 16 de março de 2011

Livro 06 - Josué

Autor:   Josué (24.29-33, de autor desconhecido)
Época:  1406 a 1390 a.C.
Local:   De Moabe a Canaã.

No livro de Josué, conta-se a história de como os israelitas invadiram a terra de Canaã e passaram a morar nela. A conquista de Canaã foi comandada por Josué, que ficou no lugar de Moisés como guia do povo de Deus.

Josué encoraja-nos a tomar posse das promessas de Deus e a caminhar vitoriosos por meio da confiança e da obediência. O livro revela as bênçãos do serviço corajoso para Deus no contexto da adversidade.

Esboço:
A conquista de Canaã - caps. 01-12
A divisão da terra de Canaã - caps. 13-21
   a. As terras a leste do Jordão - cap. 13
   b. As terras a oeste do Jordão - caps. 14-19
   c. As cidades para fugitivos - cap. 20
   d. As cidades dos levitas - cap. 21
As tribos do Leste voltam para as suas terras - cap. 22
A despedida de Josué - caps. 23-24

Personagens a destacar:

Josué – O novo líder de Israel tinha diante de si uma tarefa assustadora. Deus o chamou para que comandasse tropas formadas por um povo nômade em batalhas contra as cidades fortificadas de Canaã. Mas o Senhor também o encorajou (cap. 01), prometendo vitória aos israelitas, apesar de tudo indicar o contrário.

Acã – Foi um chefe de família que desobedeceu à ordem de Deus e tomou para si parte do saque na vitória sobre Jericó. Ocultou seu pecado e só o confessou quando foi inquirido. A avareza de Aça culminou na humilhação e destruição de sua família pelas mãos da comunidade de Israel.

Calebe Calebe, ao ser-lhe oferecida parte da terra, escolheu uma região montanhosa habitada por gigantes que haviam intimidado seus pares quarenta anos antes. Ele é o exemplo de que Deus pode agir de forma poderosa por meio de qualquer individuo, sem importar a idade ou nível de capacidade (14.03-15).

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário