segunda-feira, 14 de março de 2011

Livro 03 - Levítico

Autor:   Moisés
Época:  1440 a.C.
Local:   Monte Sinai.

No livro de Levítico estão as leis e os mandamentos que Deus mandou Moisés dar ao povo de Israel, especialmente as leis a respeito das reuniões de adoração, dos sacrifícios que o povo devia oferecer a Deus e dos deveres dos sacerdotes.

Todos os que serviam no Templo eram da tribo de Levi, tanto os sacerdotes como os seus ajudantes, os levitas.

A lição principal do livro é que o Deus do povo de Israel é santo. Portanto, esse povo que ele escolheu precisava ser santo também, isto é, precisava ser completamente fiel a Deus.

Levítico ensina-nos que Deus espera de seus seguidores  mais que mera adoração de lábios. Nossa vida em Cristo deve refletir nova qualidade de vida. Ela também nos proporciona um reflexo no espelho de nossa depravação e da necessidade de purificação com o sangue de Cristo.

Neste livro encontra-se o mandamento que Jesus chamou o segundo mais de todos: "Ame os outros como você ama a você mesmo" (Levítico 19.18).

Os versículos 26.03-17, oferecem um instrutivo panorama do principio de que Deus recompensa a obediência e castiga a desobediência.

Esboço:
Leis a respeito de ofertas e sacrifícios - caps. 01-07
A ordenação de Arão e dos seus filhos para serem sacerdotes - caps. 08-10
Leis a respeito de pureza e impureza cerimoniais - caps. 11-15
O Dia do Perdão - cap. 16
Leis a respeito da vida santa e adoração santa - caps. 17-27

Personagens a destacar:

Arão – Foi o primeiro sumo sacerdote de Israel, tendo servido anteriormente como porta-voz de Moisés diante do faraó para exigir a libertação dos israelitas do Egito. Apesar de haver falado com a realeza, teve medo da opinião pública negativa e, em desobediência direta a Deus, construiu um ídolo para os rebeldes israelitas.

Nadabe e Abiu – Enganaram-se ao avaliar a reação de Deus em relação à desobediência e pagaram esse erro com a vida. Como filhos mais velhos de Arão, haviam aprendido a conduzir os israelitas na adoração. Mas eram líderes que não tinham o fundamento do caráter temente a Deus, e o Senhor resolutamente removeu-os de sua posição.

Itamar – Filho mais novo de Arão, mostrou que a fidelidade, e não a notoriedade, é o componente essencial à liderança bem-sucedida. Por causa da fidelidade de Itamar, Deus nomeou-o líder de todos os levitas durante a peregrinação no deserto. Deus jamais deixa passar despercebida a fidelidade.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário