quinta-feira, 10 de março de 2011

Livro 02 - Êxodo

Autor:  Moisés
Época: 1446 a.C. ou 1290 a.C. (Êxodo tardio)
Local: Do Egito ao Monte Sinai.

Êxodo quer dizer "saída", e este livro trata do acontecimento mais importante da história do povo de Israel, isto é, a saída dos israelitas do Egito, onde eram escravos. Ele descreve de forma expressiva o plano fantástico de Deus para resgatar Seu povo ao convocar um líder (Moisés), proteger os israelitas das dez pragas, conduzi-los com segurança pelo mar e suprir todas as suas necessidades no deserto.

O livro tem quatro partes principais:

1) A libertação dos hebreus;
2) A viagem até o monte Sinai;
3) O acordo de Deus feito com o Seu povo no monte Sinai, onde Deus lhe deu as leis morais, civis e religiosas;
4) A construção de um lugar de adoração para o povo de Israel e as leis a respeito do sacerdócio e da adoração de Deus.

Acima de tudo, este livro descreve o que Deus fez, como Ele o fez e como, daquela gente, Ele formou uma nação cheia de esperança no futuro.

A figura humana central do livro é Moisés, o homem a quem Deus escolheu para tirar o Seu povo do Egito. No capítulo 03 lemos como Deus chamou Moisés e lhe revelou o Seu nome sagrado "EU SOU QUEM SOU". O trecho mais conhecido do livro é a lista dos dez mandamentos, no capítulo 20.

Esboço:
Os israelitas são libertados da escravidão no Egito - 01.01-15.21
      a. A escravidão no Egito - cap. 01
      b. O nascimento de Moisés e a primeira parte da sua vida - caps. 02-04
      c. Moisés e Arão e o rei do Egito - caps. 05-11
      d. A Páscoa e a saída do Egito - 12.01-15.21
Do mar Vermelho ao monte Sinai - 15.22-18.27
A Lei e o acordo - caps. 19-24
A Tenda Sagrada e as instruções para a adoração - caps. 25-40

Personagens a destacar:

Miriã – Profetisa, poetisa e líder em Israel, era uma comunicadora eficiente. Mas seu ponto forte tornou-se sua fraqueza quando ela, tomada de inveja, criticou a autoridade de seu irmão Moisés. Deus rapidamente castigou a rebeldia dela, que teria culminado em morte se Moisés não tivesse rogado a Deus por ela.

Jetro – Sogro de Moisés, era um líder midianita muito respeitado. Arriscando reações contrárias, sabiamente recomendou um plano de delegação de autoridade e prestação de contas que iria aliviar o estresse de Moisés e ainda assim proporcionar orientação e supervisão à vida dos israelitas.

Bezalel e Aoliabe – Trabalhando em equipe e dotados por Deus com habilidades especiais, conduziram os artesãos de Israel na construção do Tabernáculo, bem como de sua mobília e equipamento. (Gn 35:30-36:01)

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário