quarta-feira, 9 de março de 2011

Livro 01 - Gênesis

Autor: Moisés
Época: 4000+ a 1804 a.C
Local: De Ur para Harã, de Harã para Canaã e de Canaã para o Egito.


A palavra Gênesis quer dizer "começo". Este livro conta como tudo o que existe começou e como surgiram os seres humanos, o pecado e o sofrimento. E conta como Deus, no começo, apareceu às pessoas e mostrou como deveriam ser obedientes a ele.

O livro de Gênesis se divide em duas partes:

A primeira, do capítulo 1 ao 11, conta como Deus criou tudo o que existe, incluindo a raça humana. Encontram-se aqui as histórias de Adão e Eva, Caim e Abel, Noé e o dilúvio e a torre de Babel.

A segunda parte, do capítulo 12 ao 50, conta a história dos hebreus: Abraão, Isaque, Jacó e os seus doze filhos, que foram o começo das doze tribos de Israel. E o livro termina com a história de José, um dos filhos de Jacó, que fez que os seus irmãos e o seu pai fossem morar no Egito.

No livro de Gênesis Deus age. Ele cria o mundo, cuida das pessoas e mostra interesse pelo Seu povo. Deus julga e castiga os maus e abençoa os que lhe obedecem.

Esboço:
A criação do universo e da raça humana - caps. 01-02
O começo do pecado e do sofrimento - cap. 03
De Adão até Noé - caps. 04-05
Noé e o dilúvio - caps. 06-10
A torre de Babel - 11.01-09
De Sem até Abrão - 11.10-32
Os patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó - caps. 12-35
Os descendentes de Esaú - cap. 36
José e os seus irmãos - caps. 37-45
Os israelitas no Egito - caps. 46-50

Personagens a destacar:

Abraão – Foi um líder que inspirou confiança devido à sua fé corajosa e à disposição para transformá-la em ações. Embora não tenha sido perfeito, é um dos poucos líderes chamados “amigos de Deus” na Bíblia. (Tg 02:23)

Jacó – Foi um manipulador egoísta e fraudulento que maquinou o roubo dos direitos de primogenitura do irmão. Porém, depois que Deus lutou com ele e o derrubou, Jacó finalmente descobriu a necessidade de ter Deus no controle de sua vida.

José – Era o filho predileto de Jacó e foi muito mimado na adolescência. Sua presunção e vaidade criaram-lhe problemas com os irmãos, que o venderam à escravidão no Egito. Então José, humildemente, entregou a Deus o controle de sua vida e por fim tornou-se poderoso governante no Egito.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário