domingo, 9 de maio de 2010

Sabedoria 02-05

O chamado da Sabedoria

A verdadeira sabedoria parece ser muito rara. Algumas pessoas são espertas, astutas. Outras são bem informadas e apresentam excelente preparo acadêmico, mas poucas demonstram a profundidade serena da sabedoria. Qual é o segredo e qual a fonte da sabedoria? Vamos ler .

“Onde, porém, se poderá achar a sabedoria? Onde habita o entendimento? O homem não percebe o valor da sabedoria; ela não se encontra na terra dos viventes. O Abismo diz – ‘Em mim não está’; o Mar diz – ‘Não está comigo’. Não pode ser comprada, mesmo com o ouro mais puro, nem se pode pesar o seu preço em prata. Não pode ser comprada nem com o ouro puro de Ofir, nem com o precioso ônix, nem com safiras.
O ouro e o cristal não se comparam com ela, e é impossível tê-la em troca de jóias de ouro. O coral e o jaspe nem merecem menção; o preço da sabedoria ultrapassa o dos rubis. O topázio da Etiópia não se compara com ela; não se compra a sabedoria nem com ouro puro.
De onde vem, então, a sabedoria? Onde habita o entendimento? Escondida está dos olhos de toda criatura viva, até das aves dos céus. A Destruição e a Morte dizem – ‘Aos nossos ouvidos só chegou um leve rumor dela’.
Deus conhece o caminho; só Ele sabe onde ela habita, pois Ele enxerga os confins da terra e vê tudo o que há debaixo dos céus. Quando Ele determinou a força do vento e estabeleceu a medida exata para as águas, quando fez um decreto para a chuva e o caminho para a tempestade trovejante, Ele olhou para a sabedoria e a avaliou; confirmou-a e a pôs à prova. Disse então ao homem: – ‘No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento’”. Jó 28:12-28.

Somente Deus conhece o caminho para a sabedoria, porque Ele é a fonte da verdadeira sabedoria. A sabedoria de Deus se evidencia pela beleza, sutileza, riqueza, complexidade, variedade e esplendor da Criação. Manifesta-se também na pessoa, no poder e na perfeição do Deus Criador.

“No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento” (28:28) . A verdadeira sabedoria só pode ser alcançada por meio do cultivo do temor ao Senhor: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (PV 09:10). Temer a Deus é sustentar a atitude de admiração e humildade diante dEle e andar na total dependência de Deus em cada área da vida. O temor do Senhor é semelhante à atitude do súdito diante de um rei poderoso, é estar sob autoridade divina na certeza de que um dia terá de prestar contas.

A sabedoria, então, está relacionada à humildade, à capacidade de aprender, à atitude de servo, à receptividade e à confiança em Deus – o oposto exato da autonomia e da arrogância.

“Ensina-me o Teu caminho, Senhor, para que eu ande na Tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o Teu nome” (SL 86:11). A sabedoria está relacionada à disposição em desenvolver a perspectiva divina na própria vida. Procure aplicar a oração de Davi à sua vida.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário