domingo, 30 de maio de 2010

11 Perguntas

A Palavra de Deus diz: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês anda ao redor, como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1Pedro 05:08).

Por vezes não paramos para pensar nos objetivos do diabo ao rondar-nos e tentar-nos o tempo todo, já que sabemos que ele é um derrotado e ele também sabe disso, então por que ele não desiste logo e nos deixa em paz? Para meditar nisso, vamos fazer uma ilustração. O cenário é uma torre bem alta de um castelo medieval muito bonito, numa linda manhã de sol. Nos encontramos com Lúcifer para uma “entrevista”. Se pudéssemos fazer 11 perguntas diretamente a ele e, supondo-se que ele nos contasse a verdade (segundo as referências à Palavra de Deus que listamos ao final), teríamos o seguinte conteúdo.

01 - Quem o criou?
Lúcifer : (muito educado, simpático e perfumado)
Fui criado pelo próprio Deus, bem antes da existência do homem.

02 – Como você era quando foi criado?
Lúcifer : (sorriso impressionantemente belo)
Vim à existência já na forma adulta e, como Adão, não tive infância. Eu era um símbolo de perfeição, cheio de sabedoria e formosura e minhas vestes foram preparadas com pedras preciosas.

03 – Onde você morava?
Lúcifer : (olhar um pouco disperso)
No Jardim do Éden e caminhava no brilho das pedras preciosas do monte santo de Deus.

04 – Qual era sua função no Reino de Deus?
Lúcifer : (sem o sorriso, mas ainda simpático)
Como querubim da guarda, ungido e estabelecido por Deus, minha função era guardar a Glória de Deus e conduzir os louvores dos anjos. Um terço deles estava sob o meu comando.

05 – Alguma coisa faltava a você?
Lúcifer : (reflexivo, diminui o tom de voz)
Não, nada.

06 – Então o que aconteceu, de fato, que o afastou dessa função de maior honra que um ser vivo poderia ter?
Lúcifer : (semblante um tanto carregado, expressando contrariedade)
Isso não aconteceu de repente. Um dia eu me vi nas pedras (como espelho) e percebi que sobrepujava os outros anjos (talvez não a Miguel ou Gabriel) em beleza, força e inteligência. Comecei então a pensar como seria ser adorado como deus e passei a desejar isto no meu coração. Do desejo passei para o planejamento, estudando como firmar o meu trono acima das estrelas de Deus e ser semelhante a Ele. Num determinado dia tentei realizar meu desejo, mas acabei expulso do santo monte de Deus.

07 – O que detonou real e finalmente a sua rebelião?
Lúcifer : (tom de amargura na voz, o odor antes perfumado, agora é fétido)
Quando percebi que Deus estava para criar alguém semelhante a Ele e, por conseqüência, superior a mim, não consegui aceitar o fato. Manifestei então os verdadeiros propósitos do meu coração.

08 – O que aconteceu com os anjos que estavam sob o seu comando?
Lúcifer : (sarcástico)
Eles me seguiram e também foram expulsos. Formamos juntos o império das trevas.

09 – Como você encara o homem?
Lúcifer : (com raiva)
Tenho ódio da raça humana e faço tudo para destruí-la, pois eu a invejo. Eu é quem deveria ser semelhante a Deus.

10 – Quais são suas estratégias para destruir o homem?
Lúcifer : (olhar fixo, gélido e impenetrável)
Meu objetivo maior é afastá-los de Deus. Eu os estimulo a praticar o mal e confundo suas idéias com um mar de filosofias, pensamentos e religiões cheias de mentiras, misturadas com algumas verdades. Envio meus mensageiros travestidos, para confundir aqueles que querem buscar a Deus. Torno a mentira parecida com a verdade, induzindo o homem ao engano e a ficar longe de Deus, achando que está perto. E tem mais. Faço com que a mensagem de Jesus pareça uma tolice anacrônica, tento estimular o orgulho, a soberba, o egoísmo, a inimizade e o ódio dos homens. Trabalho arduamente com o meu séquito para enfraquecer as igrejas, lançando divisões, desânimo, críticas aos líderes, adultério, mágoas, friezas espirituais, avareza e falta de compromisso (rindo muito). Tento destruir a vida dos pastores, principalmente com o sexo, ingratidão, falta de tempo para Deus e orgulho.

11 – E sobre o futuro? Você crê que pode vencer?
Lúcifer : (com o semblante de ódio, voz pausada, entre dentes)
Eu sei que não posso vencer a Deus e me resta pouco tempo para ir ao lago de fogo, minha prisão eterna. Mas até que chegue esse dia, eu e meus anjos trabalharemos com afinco para levarmos o maior número possível de pessoas conosco.

Fim da “entrevista”.

Você era o modelo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeita beleza. Você estava no Éden, no Jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado. Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso Eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes. Você era inculpável em seus caminhos, desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você. Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso Eu o lancei, humilhado, para longe do monte de Deus, e o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes. Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso Eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis. Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando. Todas as nações que o conheciam espantaram-se ao vê-lo; chegou o seu terrível fim, você não mais existirá. (Ezequiel 28:12-19)

Então apareceu no céu outro sinal: um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, tendo sobre as cabeças sete coroas. Sua calda arrastou consigo um terço das estrelas do céu, lançando-as na Terra. O dragão colocou-se diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar o seu Filho, no momento em que nascesse. Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro. Seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e de Seu Trono. A mulher fugiu para o deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus, para que ali a sustentassem durante um mil, duzentos e sessenta dias. Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à Terra. (Apocalipse 12:03-09)

O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre. Depois vi um grande trono branco e aquEle que estava nele assentado. A terra e o céu fugiram da Sua presença, e não se encontrou lugar para eles. Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o Livro da Vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo. (Apocalipse 20:10-15)

Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você, que dizia no seu coração: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo”. (Isaias 14:12-14)

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês anda ao redor, como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. (1Pedro 05:08)

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. (2 Pedro 02:01)

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. (Tiago 04:07)

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se destes também. São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis, sobrecarregadas de pecados, às quais se deixam levar por toda espécie de desejos. Elas estão sempre aprendendo, e jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade. Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé. (2 Timóteo 03:01-08)

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriagues, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. (Gálatas 05:19-21)

... de fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? (1 corintios 03:03)

E, quanto aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, Ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia. (Judas 06)

A Bíblia nos revela tudo, o tempo todo. Basta que tenhamos um coração quebrantado e ensinavel.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário