sexta-feira, 19 de março de 2010

Caráter 05-05

É incrível o que Deus pode fazer com quem deseja o crescimento pessoal e o desenvolvimento do caráter. Melhor ainda, Deus quer que você cresça o quanto puder. Foi para isso que Ele o resgatou.

Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: “Você também estava com Jesus, o Galileu”. Mas ele o negou diante de todos, dizendo: “Não sei do que você está falando”. Depois, saiu em direção à porta, onde outra criada o viu e disse aos que estavam ali: “Este homem estava com Jesus, o Nazareno”. E ele, jurando, O negou outra vez: “Não conheço esse homem!” Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: “Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia”. Aí ele começou a se amaldiçoar e a jurar: “Não conheço esse homem!” 
(MT 26:69-75)

Se quisermos descobrir o esforço que Deus faz para forjar o aço do nosso caráter, precisamos passar com Pedro pela fornalha. O discípulo havia negado a Jesus num momento crítico. No entanto, mais tarde ele foi açoitado, preso, e no fim preferiu a morte do que negar a Jesus outra vez. Todos sabemos que um caráter assim não se forma de uma hora para outra. Sabemos que a ressurreição de Jesus teve profunda influência na transformação do caráter de Pedro. E a maneira em que Jesus o ajudou a se recuperar do pior fracasso de sua vida deve encorajar-nos a pedir ao Senhor que nos ajude também a desenvolver um caráter forte.

Para descobrirmos o que evento de negar a Cristo por três vezes significou ao discípulo, vamos ler os versículos 31 a 35.

Então Jesus lhes disse: “Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas’. Mas depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia”.
Pedro respondeu: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!”
Respondeu Jesus: “Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará”. Mas Pedro declarou: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”. E todos os outros discípulos disseram o mesmo. (MT 26:31-35) 

Como você definiria aqui a força de caráter do discípulo?

Depois disso, Jesus foi crucificado e sepultado. Três dias mais tarde, ressuscitou dos mortos e foi visto por Pedro e pelos outros discípulos (Jo 20). Mas a primeira conversa entre Pedro e Jesus após a ressurreição, registrada em João 21, mostra como Jesus cuidou do fracasso de Pedro.
Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”. Novamente Jesus disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Pastoreie as minhas ovelhas”. Pela terceira vez, Ele lhe disse: ”Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama?” e Lhe disse: “Senhor, Tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas”. (Jo 21:15-17)

Jesus é especialista em reverter situações. Ele é mestre em recrutar pessoas como Pedro e transformar seus fracassos em histórias de sucesso. Assim como havia negado ao Senhor três vezes, Pedro agora confessa três vezes seu amor por Cristo. Jesus usou uma situação difícil como oportunidade para restaurar um dos futuros lideres da Sua Igreja.

Devemos analisar os seguintes pontos:
- O que Jesus dizia a Pedro cada vez que este declarava seu amor?
- O que essas afirmações representaram para Pedro?
- O que Jesus pediu ao “fracassado” que fizesse?

Observe a declaração teológica de Pedro no versículo 17: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo“. Pedro está certo. Jesus não está perguntando para saber a resposta, mas porque Pedro precisa saber a resposta. Por que é tão importante que Pedro responda à pergunta? É importante para você também determinar se seu amor por Jesus é forte o suficiente para desenvolver as virtudes que a Palavra de Deus promove e exige.

Pedro relaciona essas qualidades em 2Pedro 01:05-08.

Nos doze primeiros capítulos de Atos, vemos Pedro como o líder proeminente da nova e inexperiente igreja. Sua estabilidade de caráter e suas convicções foram uma fonte de inspiração, desafio e encorajamento para muitos cristãos. Nosso Senhor ainda está buscando pessoas que Lhe digam: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo” e que então desenvolvam as qualidades necessárias ao bom líder.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário