quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Personagens Bíblicos: 005 - Sara

Sara

Nem todo líder carrega o estandarte ou lidera o ataque. Sarai (depois chamada Sara), mulher de Abrão, não fez nenhuma das duas coisas. Mas quando Deus chamou Abrão, o chamado a incluía. Quando Abrão deixou sua terra natal rumo à terra que Deus lhe mostraria, Sarai acompanhou-o. E quando Deus prometeu um filho ao patriarca, estando já este em idade avançada, a promessa obviamente incluía também sua companheira.

Quando a jornada é longa, a visão enfraquece e sementes de dúvida começam a crescer. Foi o que aconteceu à Sara nos longos anos em que esperou o cumprimento da promessa divina. Assim, quando ouviu escondida o Senhor dizer a Abraão que ela teria um filho em um ano, riu-se em silêncio, expressando ceticismo, em vez de se alegrar com a generosidade de Deus (Gn 18:12). Afinal, Sara era uma pessoa sensata. Do ponto de vista humano, parecia absurdo uma mulher de sua idade conceber um filho. E como Abraão poderia ser pai? Ele estava com quase cem anos!

Sara riu para si mesma e achou que, por isso, sua reação passaria despercebida. Mas Deus viu tudo e questionou sua falta de fé (v. 15). Há dois elementos implícitos nesse confronto. Primeiro, Deus fez uma promessa que só Ele poderia cumprir. Segundo, Ele removeu a semente de dúvida do coração de Sara, plantando fé e esperança no lugar.

A exemplo de Sara, todo líder vive momentos de dúvida e tempos em que a demora na realização de um sonho acaba minando a fé. Em tais ocasiões, temos de continuar crendo em um resultado tão fantástico que só Deus seja capaz de realizar. E quando a dúvida estiver sufocando nossa fé e nossa esperança, lembremo-nos de que Deus é fiel. Ele nos entende e é capaz de nos ajudar e de remover qualquer dúvida. Em vez de nos escondermos de Deus quando os sonhos começam a se desfazer, corramos a Ele, orando com muito mais fervor, para que se tornem realidade.

Fonte [publicações Ed Vida]

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário