terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Personagens bíblicos: 002 - Noé

Noé

Noé colocou-se ao lado de Deus, contrariando o resto do mundo. Fora da família do patriarca, não houve uma única pessoa que demonstrasse interesse pelo Criador da humanidade. De fato, não fosse por Noé, Deus teria destruído todos os seres humanos. Pense nisto: o fator decisivo entre a continuação da raça humana e sua extinção foi um único homem piedoso e sua família.

Ao contemplar a raça humana nos dias de Noé, Deus percebeu que “toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal” (GN 06:05). É fácil esquecer que Deus é tocado pelo nosso comportamento. Moisés conta-nos que a rebeldia do ser humano “cortou [...] o coração” de Deus.

No quadro de nuvens escuras formadas pelo sofrimento de Deus e pela maldade humana, Noé destacava-se como um farol. Ao procurar fé entre os habitantes da Terra, Deus não procurava palavras lisonjeiras, boa aparência ou riquezas, e sim as características que Noé possuía: justiça, compromisso e coerência. O patriarca não somente “andava com Deus”, era também “íntegro entre o povo de sua época” (GN 06:09). Assim, a comunhão que mantinha com Deus se reproduzia nos relacionamentos pessoais.

Apesar da zombaria de que era vítima, Noé não permitiu que sua atenção fosse desviada do barco enorme que estava construindo, cuja estrutura se elevava ao céu. E Pedro revela que Noé fez mais que simplesmente construir a arca. O apóstolo chama-o “pregador da justiça” (2PE 02:05). A construção da arca levou décadas, por isso Noé teve muito tempo para pregar. Mas, apesar de tanto esforço, nunca viu sequer um convertido! Ainda assim, obedeceu a Deus e permaneceu fiel – antes, durante e depois de ter começado a chover.

Deus quer usar homens e mulheres de fé, coerentes e de caráter. Embora esses atributos não chamem muito a atenção, são os traços pessoais que Deus prefere honrar.

Noé deve ter sido considerado polêmico pelos seus contemporâneos, pois se destacou da multidão ao fazer a opção de honrar a Deus. Você, na posição em que se encontra, já atendeu a algum chamado de Deus para se posicionar a favor dEle?

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário