quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Personagens bíblicos: 003 - Ló


É raro um líder fazer um acordo tão desvantajoso quanto o firmado por . De início, a escolha pareceu inofensiva. Abrão e precisavam se separar. Não havia espaço suficiente para os rebanhos. A falta de terra para sustentá-los gerou conflito entre seus pastores. A solução de Abrão foi simples: “Vamos separar-nos”. Abrão deu a a liberdade de escolher a terra à direita ou à esquerda.

Por ser mais velho, Abrão poderia ter designado um pedaço de terra para . Poderia ter tomado a melhor parte para si. , em um ato de altruísmo e humildade, poderia ter se recusado a ocupar a terra mais fértil. Em vez de se aliar com Abrão e com Deus, porém, cobiçou a planície viçosa do Jordão e fez uma escolha trágica. Em Gênesis 13:12, lemos que mudou seu acampamento para um lugar próximo a Sodoma”. Pior ainda, tornou-se cidadão honorário daquela cidade corrupta. Anos mais tarde, antes de Deus destruir Sodoma e Gomorra, o anjo encontrou “sentado à porta da cidade” (Gn 19:01). O acampamento próximo à Sodoma passou a ser residência dentro da cidade com posterior assimilação da cultura de seus habitantes.

A associação de com Sodoma talvez explique porque foi tão difícil para ele sair de lá, porque sua mulher olhou para traz, perdendo a vida (v. 26), e porque suas filhas o embriagaram e depois o seduziram (v. 33).

Uma única escolha de arrastou-o para uma combinação de fatos que resultou em inúmeras tragédias. Você já teve experiência semelhante com um amigo, colega ou parceiro de negócios? Como nos mostra o exemplo de , sair de uma situação dessas é extremamente difícil, e as conseqüências podem ser trágicas. Mas viver fora da vontade de Deus é muito pior – no curto e no longo prazo.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário