terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Caráter 03de05

Ninguém se impressiona com fachada ou com manipulação, e sim com autenticidade e com os que dedicam a vida ao próximo. O caráter não é questão de técnica exterior, mas de realidade interior. O que você é na verdade quando ninguém está olhando? Vamos refletir sobre as qualidades que agradam a Deus e que Ele deseja para cada um de Seus filhos.

“Seu divino poder nos deu tudo que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do conhecimento dAquele que nos chamou para a Sua própria glória e virtude. Dessa maneira Ele nos deu Suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.
Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade e à fraternidade o amor.
Portanto, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos. Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação de seus antigos pecados”.
(2Pedro 01:03-09)

As marcas de carater listadas nesses versículos são admiráveis, mas podem também ser pesadas demais. Podemos até aspirar a essas qualidades, mas será que elas são alcançáveis? Se fosse somente uma questão de esforços humanos adequados, a tentativa seria fútil. Mas 2Pedro 01:03-04 nos fornece uma chave importante: Em Cristo tivemos acesso ao poder de Deus e recebemos o privilégio incompreensível e incomparável de participar da “natureza divina”. Não somente recebemos uma nova natureza em Cristo (RM 06:06-13), mas também somos habitação do Espírito Santo, cujo poder em nós faz com que sejamos capazes de manifestar essas qualidades de caráter semelhantes às de Cristo.

A verdadeira transformação espiritual e de caráter ocorre de dentro para fora, não de fora para dentro. Os atributos de fé, piedade, bondade fraternal e amor fluem da vida de Cristo que foi implantada em nós.

Ao refletir sobre as oito qualidades na lista desses versículos, peça que o Senhor as torne sempre mais reais na sua vida. Que contrastes são visíveis na sua vida entre as ocasiões em que você tenta impressionar as pessoas e as ocasiões em que você tenta agradar ao Senhor?

Em Cristo
Itamar Carrijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário