segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Planejamento a Longo Prazo 03de05

A espontaneidade é valiosa e muitas vezes necessária, mas as conseqüências seriam desastrosas se nossa vida fosse dirigida pelo acaso ou pela eventualidade. Planejar e avaliar a realização de objetivos de longo prazo exige disciplina, mas essa disciplina inevitavelmente conduz a uma liberdade maior.

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento” (PV 06:06-08).


Encontramos nos reinos vegetal e animal inúmeros exemplos de planejamento a longo prazo, especialmente com relação ao ciclo das estações. Muitos animais e insetos armazenam provisões nos períodos de abundância a fim de se prevenirem para a escassez. Ironicamente, os animais, que são levados pelo instinto, fazem o que os seres humanos, providos de capacidade racional, muitas vezes deixam de fazer. Provérbios exorta-nos a guardar posses e recursos financeiros em vez de gastá-los todos em tempos de abundância, como prevenção para os períodos de adversidade, e a maximizar as oportunidades enquanto os recursos durarem.

Temos em José um excelente planejador de longo prazo. O conselho que deu ao faraó, de armazenar os grãos excedentes de sete anos de abundância para prevenir os sete anos de fome que se seguiriam, não somente salvou o Egito como proporcionou livramento à sua família (GN 41:25-40). O apóstolo Paulo é outro exemplo. Ele programou uma visita à Roma no caminho de uma viagem que faria à Espanha (RM 15:23-32) e planejou seu ministério para depois que fosse liberto da prisão (FP 01:19-26).

Temos a tendência de concentrar nossa atenção nos objetivos de curto prazo e negligenciar o “quadro geral”, de longo prazo. Se isso é real no que diz respeito às coisas desta vida, quanto mais se compararmos as poucas décadas que vivemos neste planeta com nosso destino eterno.

Até que ponto você se disciplinou para ser um planejador de longo prazo? Você busca orientação do Espírito Santo e conselhos de pessoas tementes a Deus na avaliação de seus planos?

Pesquisa [publicações Ed Vida]

Em Cristo
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário