domingo, 31 de janeiro de 2010

Caráter 01de05

“Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus.
Pois o Senhor é Quem dá sabedoria; de Sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade, pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis. Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.” (PV 02:01-11)

Salomão nos proporciona excelente ponto de partida para o desenvolvimento das qualidades de caráter essenciais. Devemos cultivar o caráter pela aquisição de sabedoria e de compreensão. É óbvio que isso tem seu preço: a dedicação e a paciência de quem trabalha na extração do ouro ou da prata. Precisamos buscar diligentemente a sabedoria que está na Palavra de Deus como um tesouro que está coberto por camadas de terra e pedras. A exploração desses recursos requer o uso de ferramentas corretas e muita persistência. O autor utiliza termos que conclamam o leitor à ação vigorosa e apaixonada. Leia novamente os versículos de 01 a 04 e observe o tipo de esforço a que Salomão se refere.

Para escavar, precisamos pedir a Deus perspicácia e compreensão. Afinal, somente Deus pode nos abrir os olhos para enxergarmos a verdade espiritual e só Ele pode nos dar a capacidade de aplicar essa verdade à nossa vida – “Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual Ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dEle nos santos ...” (EF 01-18). À medida que Deus enche nossa mente com sabedoria, nosso caráter se desenvolve e obtemos a capacidade de fazer as escolhas certas – boas, justas e moralmente corretas.

A sabedoria divina torna-nos capazes de fazer mais que expressar nossos valores e visão. Com ela, adquirimos o tipo de caráter do qual fluem visões e valores sublimes. Nosso caráter será, então, de fato agradável a Deus, e assim as pessoas terão prazer em seguir-nos.

Em Cristo,
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário