domingo, 31 de janeiro de 2010

Personagens bíblicos: 001 - Adão e Eva

Adão e Eva

Em Gênesis, os capítulos 2 e 3 oferecem-nos um vislumbre do laboratório de liderança perfeito. Adão, o primeiro ser humano do mundo, foi criado à imagem de Deus e recebeu autoridade para governar a Terra. Deus colocou-o em um ambiente perfeito e delegou-lhe o domínio sobre as demais criaturas. Adão demonstrou grande inteligência ao executar sua tarefa e criatividade ao cuidar, de forma enérgica, do jardim e dos animais. Quando o Senhor lhe providenciou uma companheira – Eva –, a comunidade humana, com seu conceito de reciprocidade, teve inicio. O homem e a mulher complementavam um ao outro, dando origem a uma sinergia em que o “todo” era maior que a soma das "partes". Eles formavam uma equipe perfeita, trabalhando num ambiente perfeito para o Patrão perfeito.

Então o telhado começou a ceder. Adão e Eva duvidaram da verdade das palavras de Deus e da bondade de Seu caráter e distorceram Suas instruções. Cederam à tentação de se tornar autônomos, crendo na mentira de que poderiam cuidar melhor de seus interesses. Rebelaram-se contra a autoridade de Deus e perderam a comunhão com o Criador. Como conseqüência, perderam a plenitude de sua humanidade original. O pecado manchou-lhes a mente, a vontade e as emoções. Trocaram a tranqüilidade e a ausência de vergonha pela tragédia da expulsão do jardim e pelo sofrimento marcado por suor e morte. O contraste entre o primeiro Adão (terreno) e Cristo, o último Adão (celestial; RM 05:12; 1CO 15:21, 22, 45-49), destaca as medidas radicais que Deus tomou para restaurar o nosso relacionamento com Ele.

Na atitude do primeiro casal, percebemos o nítido contraste entre a maneira de Deus fazer as coisas e o modo de agir do ser humano. Embora Deus não fale conosco de forma tão direta quanto com Adão e Eva, temos a vontade moral de Deus revelada na Bíblia, a qual está repleta de princípios e orientações que nos permitem tomar decisões sábias. Mesmo uma reflexão breve sobre a história de Adão e Eva evidenciará o perigo de tomar decisões precipitadas, sem consultar a palavra de Deus.

Aquele laboratório perfeito já não existe. Foi abolido há muitos séculos. Mas temos o exemplo de Adão e Eva para nos mostrar a importância de alinhar nosso comportamento com um conjunto de valores básicos claramente estabelecidos. Um ligeiro afastamento desses princípios pode significar desastre para o líder e sua organização.

Em Cristo
Itamar Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário